Notícias

Vantagens do Raio-X Digital no diagnóstico de lesões e doenças

A radiografia, também conhecida como Raio-X, é uma das maneiras mais antigas de produzir imagens clínicas e um dos exames mais utilizados para o diagnóstico de lesões e doenças. Sua utilização é fundamental para a avaliação de mudanças ósseas, localizar objetos estranhos no corpo, além de detectar a presença de câncer, avaliar lesões ou o danos causados por infecções.
O Raio-X têm como característica atravessar com facilidade materiais de baixa densidade, como o tecido muscular, e também de rapidamente eliminar qualquer resíduo de radiação do organismo.
Nos últimos anos, o Raio-X Digital tem sido muito utilizado com objetivos de aumentar a qualidade da imagem nas aplicações, garantir mais conforto para o paciente e, principalmente, a redução considerável da dose de radiação ionizante, responsável por produzir imagens do interior do organismo.
O procedimento digital do Raio-X garante mais segurança e precisão ao paciente. Além da redução da dose de raio-x, o procedimento permite o armazenamento em bases de dados eletrônicas, o que facilita a pesquisa de dados e a transmissão para longas distâncias. Por ser uma imagem digital, o seu processamento facilita o foco de atenção de médico ao remover grande parte de fundo não desejado na imagem, melhorando assim a visualização das
características importantes da radiografia.

Vantagens do Raio-X Digital
O Raio-X digital não usa filmes radiográficos, além disso, possui uma placa de circuitos sensíveis aos raios X que gera uma imagem digital e a envia diretamente para o computador na forma de sinais elétricos.
Não utiliza chassis como o sistema de radiografia computadorizada e economiza tempo de transporte e processamento de imagens. Tem produtividade superior ao exame comum e sua imagem, que tem melhor resolução e qualidade, pode ser visualizada em segundos.
O exame elimina o processamento químico dos filmes, tornando o método não poluente e ecologicamente correto.

Indicação
O exame de Raio-X serve para avaliar as condições de órgãos e estruturas internas como o pulmão e a coluna, para pesquisar fraturas e para acompanhar a evolução de tumores e doenças ósseas, entre outros. O procedimento é indolor e usa uma dose de radiação muito pequena, no entanto, são necessários alguns cuidados para preservar a saúde do paciente.
É preciso comunicar ao médico a possibilidade de a paciente estar grávida, caso em que serão tomadas medidas para não provocar danos ao feto e utilizar sempre a menor dose de radiação possível, visto que toda exposição à radiação é nociva em potencial.
A máquina é posicionada de acordo com o local do corpo a ser examinado. O técnico que realiza o procedimento dá orientações ao paciente sobre o que fazer antes, durante e depois do registro da imagem. Por vezes é necessário respirar fundo, prender a respiração ou manter uma determinada posição por alguns segundos, para o melhor registro da imagem.
Dependendo do local do exame, é necessário tirar a roupa e acessórios que possam bloquear a passagem dos raios X e interferir na precisão do exame.

Assuntos relacionados