Notícias

Tempo frio e as doenças respiratórias

Muitas condições são desencadeadas durante a temporada outono/inverno, época do ano em que o clima fica frio e seco. Ardência nos olhos e impressão de garganta e nariz secos são algumas das sensações causadas devido à baixa umidade do ar. A poluição é um agravante, pois reduz a capacidade do nariz de filtrar o ar que respiramos.
Todo o revestimento das cavidades nasais até os pulmões é feito por cílios e uma camada de muco que, em conjunto, retêm partículas estranhas ao organismo e se encarregam de eliminá-las. Quando o ar inspirado está muito seco, o muco fica espesso e os cílios ficam paralisados. A função de filtro e umidificação do nariz é prejudicada, deixando o organismo mais suscetível a infecções como as sinusites, além de causar alergias.
Se o nariz não consegue exercer sua função de filtro e de umidificador do ar, o ar inspirado carrega partículas de poeira e alérgenos para dentro da via respiratória. Os alérgenos, como os ácaros, podem desencadear crises de alergia. Nas crises de rinite, o nariz fica congesto e produz muita coriza na tentativa de “expulsar” o que pode ser prejudicial ao organismo. O quadro pode evoluir para uma crise de asma se a pessoa for predisposta, causando falta-de-ar e chiado.
Além dos quadros alérgicos, aumentam as infecções respiratórias. Os principais sintomas de uma infecção são a tosse seca ou produtiva, dores na face, congestão nasal e o aparecimento de dores no ouvido e falta-de-ar. Nestes casos, recomenda-se uma avaliação médica. O ideal seria que o ar nas casas e ambientes de trabalho estivesse livre de qualquer substância que possa irritar as vias aéreas. Como dificilmente isso é possível, uma boa hidratação e lavagem nasal com soro fisiológico podem amenizar o problema. A lavagem nasal pode ser feita duas a três vezes ao dia.
Para além dos problemas respiratórios, o tempo seco pode causar dores de cabeça, irritações nos olhos, nariz, garganta e pele. A garganta pode ficar seca, a voz rouca, inclusive com possibilidade de inflamação na faringe. Por isso, alguns cuidados são fundamentais para atravessar o clima seco com a saúde em plena forma. Basta seguir alguns cuidados simples que deixam o corpo livre dessas reações incômodas.

Beba bastante água
Com a baixa umidade do ar, o cuidado mais básico e que deve ser feitos por todos, em especial idosos e crianças, é hidratar o corpo com bastante água. A hidratação pode ser feita também com os sucos de fruta naturais, água de coco, verduras e frutas suculentas.

Mantenha a casa limpa
Quanto mais seco o clima, mais ácaros e fungos aparecem. Por isso, o acúmulo de poeira pode desencadear as doenças respiratórias. É muito importante manter a higiene doméstica em dia. Passar um pano úmido no piso e móveis afasta a poeira e protege a saúde.

Lubrifique os olhos
Para evitar a secura e a irritação do olhos, o soro fisiológico é uma ótima opção. Use colírios apenas com a prescrição de um especialista.

Cuide da pele
Para deixar a pele bonita, é preciso utilizar diariamente hidratantes e filtros solares, evitar banhos quentes e demorados, além do uso de sabonetes em barra, que são mais agressivos, e buchas.

Esporte na hora certa

A prática de esportes também merece atenção especial no tempo seco. O corpo se cansa mais facilmente, a garganta passa a arranhar e os olhos ficam irritados com facilidade. É recomendado que os exercícios físicos sejam feitos nas primeiras horas da manhã, no final da tarde ou à noite, quando o clima seco não incomoda tanto.

Assuntos relacionados