Notícias

Pimenta caiena: um santo remédio

Você já ouviu falar na pimenta caiena? Conhecida como a mais medicinal de todas as pimentas, esse alimento traz inúmeros benefícios para a saúde.

A pimenta caiena estimula a digestão, auxilia no tratamento de má circulação sanguínea e é rica em vitaminas A e C. Além disso, é um forte estimulante do metabolismo e ajuda no processo de purificação e eliminação de toxinas do organismo.

De todos os benefícios que promove no corpo humano, o maior destaque, sem dúvida, é o efeito que produz nos sistemas circulatório e cardíaco.

Benefícios

A pimenta caiena ajuda a diminuir o muco das gripes e resfriados. Com a saída do muco do corpo, alivia sintomas da gripe. Também possui propriedades antifúngicas: os resultados de um estudo indicaram que a pimenta caiena pode prevenir eficazmente a formação de vários fungos patógenos como o phomopsis e collectotrichum.

Previne dores de cabeça, pois a pimenta tem a capacidade de estimular uma resposta da dor em uma área diferente do corpo, revertendo, assim, a atenção do cérebro.

A capsaicina (substância da pimenta) tem sido estudada como um tratamento eficaz para transtornos das fibras nervosas sensoriais, incluindo a dor associada à artrite, a psoríase e a neuropatia diabética. Além de ser benéfica no combate e alívio de reações alérgicas.

A pimenta caiena é bem conhecida por ajudar na ação digestiva. Ela estimula o sistema digestivo, aumentando o fluxo de produção de enzimas e sucos gástricos. Isto auxilia a capacidade do corpo para metabolizar os alimentos. Também é muito útil para aliviar gases intestinais. Ela estimula o movimento peristáltico intestinal, auxiliando tanto na assimilação e eliminação.

A pimenta caiena também ajuda a reduzir a aterosclerose, incentiva a atividade fibrinolítica e impede que os fatores que levam à formação de coágulos sanguíneos, os quais podem ajudar a reduzir as chances de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Possui propriedades antibacterianas, sendo um excelente conservante e tem sido tradicionalmente usada para impedir a contaminação dos alimentos a partir de bactérias.

Perda de peso e mais saúde

Por tratar-se de um alimento termogênico, a pimenta caiena auxilia muito a aceleração do metabolismo, o que ajuda o corpo a queimar quantidades excessivas de gorduras. Além disso, gera calor e estimula a circulação, contribuindo no processo de purificação e eliminação das toxinas.

A pimenta caiena também ajuda a manter os níveis de pressão arterial normalizados e equilibra o corpo de colesterol LDL e triglicérides.

Melhora a imunidade

A coloração vermelha brilhante da pimenta caiena demonstra o seu elevado teor de beta-caroteno ou pró-vitamina A. A vitamina A, juntamente com a vitamina C, evita infecções e mantém os tecidos epiteliais saudáveis, incluindo as membranas mucosas que revestem as vias nasais, os pulmões, os intestinos e o sistema urinário. Atua como a primeira linha de defesa do corpo contra patógenos invasores.

Como utilizar a pimenta caiena?

A pimenta caiena pode ser usada diariamente para temperar a comida, em cápsulas ou em forma de chá.

Assuntos relacionados