Notícias

Osteoporose e fraturas da estrutura óssea

A osteoporose é uma doença sistêmica que acomete todos os ossos. Ela é caracterizada pela redução da massa óssea e deterioração da estrutura óssea que vai ficando mais frágil e em menor número com a evolução da doença, levando ao enfraquecimento do osso o que, pode acarretar a fratura dos mesmos.

A maior parte dos pacientes com osteoporose são mulheres e os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença são: idade maior que 65 anos, mulheres caucasianas, magras, no período pós menopausa e fumantes. O principal fator de risco relacionado aos homens é o fumo.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito através da medida da massa óssea, realizada somente pelo exame de densitometria óssea. Este exame mede a massa óssea na coluna lombar e no colo do fêmur e compara os resultados obtidos com uma média de indivíduos jovens. Esta comparação leva o resultado para os chamados desvios padrões, que são o quanto este valor obtido se afasta de um valor normal.

O tratamento medicamentoso da Osteoporose deve ser realizado através da ingestão de cálcio e Vitamina D e do uso de Bi-fosfonados. O tratamento físico consiste em realizar atividades físicas regulares e tomar sol pelo menos 15 minutos por dia.

Fratura por osteoporose

A fratura por osteoporose na coluna é tipicamente uma fratura sem nenhum tipo de trauma envolvido. Normalmente o paciente queixa-se de dor lombar ou dorsal de intensidade progressiva e muito limitante a qual não melhora com remédios habituais.

O diagnóstico é facilmente feito através de exame radiográfico da coluna em que se observa o colapso vertebral de maior ou menor grau.

Em alguns casos é recomendada e realização do exame de Ressonância Magnética, que irá detectar alterações ainda mais precoces como o edema vertebral.

A fratura por osteoporose da coluna vertebral pode causar deformidades na coluna que podem ser progressivas ou não. Em casos mais extremos, pode estar associada a alterações neurológicas.

Tratamento de fraturas

Para o tratamento das fraturas, o paciente deve ser orientado a permanecer em repouso relativo. O médico vai indicar o uso de analgésicos e coletes, dependendo do nível da fratura. O tratamento medicamentoso da osteoporose também é fundamental.

O tratamento cirúrgico está indicado nos casos em que o paciente permanece com dor mesmo após seis semanas de tratamento por repouso e medicamentos.

Entre as técnicas percutâneas utilizadas para este tipo de cirurgia, estão a vertebroplastia e a cifoplastia. Os principais riscos relacionados a estas duas técnicas cirúrgicas é o extravasamento de cimento ortopédico para locais indesejados. Este cimento pode ir para frente do corpo vertebral e inclusive para dentro do canal vertebral, podendo ocorrer inclusive alterações neurológicas.

Assuntos relacionados