Notícias

Nova diretriz para prevenção do câncer de pulmão!

Um dos tipos mais frequentes, o câncer de pulmão apresenta a maior mortalidade no Brasil e no mundo! Assim como em diversos outros casos, um diagnóstico precoce tem papel fundamental e pode fazer toda a diferença para a cura da doença.
Atualmente, o exame mais comum para diagnosticar o câncer é a radiografia de tórax. Esse procedimento, no entanto, consegue diagnosticar a doença apenas em uma fase mais avançada. A boa notícia é que, segundo publicação do Colégio Americano de Medicina, novas diretrizes apontam a tomografia computadoriza de baixa dosagem, realizada anualmente, como um exame preventivo de rotina a pacientes em risco de desenvolver a doença. De acordo com a entidade, com a tomografia de baixa dosagem há uma redução de 20% nos casos de mortalidade pela doença uma vez que ela consegue rastrear os pequenos nódulos pulmonares (lesões de até três centímetros de diâmetro), que mais tarde podem evoluir para um câncer. Em outras palavras, a tomografia de baixa dosagem consegue identificar o câncer em sua fase inicial, e melhorar, assim, o prognóstico do paciente!
O exame é recomendado para fumantes com exposição ao tabagismo maior ou igual a 30 maços ano (número de maços por dia X anos que fumou); ex-fumantes que cessaram o tabagismo há menos de 15 anos, e com idade entre 55 e 74 anos. Preferencialmente é indicado para pessoas sem sintomas, uma vez que a presença deles pode ser um sinal de doença mais avançada cujo diagnóstico precoce é menos provável.
O Instituto de Radiologia conta com uma equipe bem preparada e equipamentos de alta tecnologia, em uma estrutura ampla e capacitada, para a realização de exames preventivos como a tomografia computadorizada de baixa dosagem. Não deixe para depois, realize seus exames periodicamente e cuide de sua saúde sempre!

Assuntos relacionados