Notícias

Entenda os sinais do corrimento vaginal

Assim como muitos sintomas apresentados pelo nosso corpo, como mudança de coloração da pele, inchaço nos olhos, aumento ou diminuição da temperatura e corrimento nasal, o corrimento vaginal pode dar dicas de como está a saúde de uma mulher. Saber reconhecer essas dicas pode ser a chave para evitar a complicação ou até mesmo o surgimento
de diversas doenças.
Antes de falar sobre os tipos de corrimento que anunciam algum tipo de doença ou infecção, é preciso entender o corrimento vaginal normal, que faz parte do ritmo normal de produção do corpo de uma mulher.
O corrimento vaginal normal costuma ser branco, leitoso ou transparente, espesso e com odor fraco e é estimulado pelo estrogênio; portanto, pode ter seu volume aumentado em períodos onde há maior estimulação hormonal, como na gravidez, uso de anticoncepcionais à base de estrogênios, no meio do ciclo menstrual, perto da ovulação ou dias antes da menstruação.
A maneira mais fácil de identificar um corrimento vaginal normal é pela ausência de sintomas, como irritação, dor, ardência, vermelhidão ou coceira na vagina e/ou vulva.

Tipos de corrimento vaginal
Sobre os tipos de corrimento vaginal anormais, existem alguns sintomas que devem receber atenção, os quais:
Corrimento marrom: o corrimento de cor marrom é, geralmente, aquele que contém sangue coagulado. Pode ser causado por restos da menstruação, traumas, infecções, corpo estranho, câncer ginecológico, implantação do embrião no útero nos primeiros dias de gravidez, atrofia vaginal ou gravidez ectópica.
Corrimento amarelado: o corrimento amarelado é, geralmente, sinal de infecção ginecológica, principalmente se acompanhado de mau cheiro, ardência ou coceira vaginal. A tricomoníase é, talvez, a principal causa desse tipo de corrimento; mas outras infecções também podem provocá-la, como gonorreia e clamídia.
Corrimento branco: o corrimento brancacento pode ser normal, principalmente se for fino e em pequena quantidade. Corrimento mais espesso e acinzentado — geralmente associado a sintomas irritativos, como coceira e dor vaginal — pode ser candidíase. Se houver cheiro forte, a vaginose é uma possibilidade.
Corrimento cinza esverdeado e espumoso: Você provavelmente obteve vaginose bacteriana ou BV, que é uma infecção comum, mas desconfortável (não uma DST) causada por um desequilíbrio da flora normal, os microrganismos na vagina. Pode ser um pouco alarmante, mas a boa notícia é que isso geralmente é tratado com um antibiótico ou gel antibacteriano simples.
Corrimento grumoso e branco: Esse é, muito provável, sinal de uma infecção por fungos.
Normalmente é grosso, branco e provoca muita coceira, que pode ser interna e externa.
Felizmente, a maioria das infecções fúngicas é facilmente tratada com medicação. Para as mulheres propensas a infecções fúngicas é recomendável evitar produtos de higiene pessoal muito perfumados e roupas de banho molhadas após sair da água.

Assuntos relacionados