Notícias

Convivendo com Diabetes tipo 1.

A Diabetes tipo 1 acontece quando o sistema imunológico do próprio corpo destrói as células beta-pancreáticas, responsáveis pela fabricação de insulina do pâncreas.

E o que é a insulina? É a responsável por levar o açúcar do sangue para as células, onde a glicose poderá ser estocada ou usada como fonte de energia. Porém, as células beta de quem é portador de Diabetes tipo 1 produzem pouca ou nenhuma insulina. Isso faz com que a glicose não entre nas células e se acumule no sangue, provocando hiperglicemia.

Embora ocorra em qualquer idade, a Diabetes tipo 1 geralmente acomete mais crianças, adolescentes e jovens adultos. Nas crianças, quando a doença surge, seus sintomas são notáveis:

Vontade frequente de urinar

Fome e sede constantes

Perda de peso (mesmo quando há fome excessiva)

Fraqueza

Fadiga

Nervosismo

Mudanças de humor

Náusea e vômito

Ou seja, se de uma hora para outra seu filho passa a urinar muito, ter muita sede, visão embaçada e emagrecimento repentino, procure um especialista.

Tratamento e controle

Portadores de Diabetes tipo 1 precisam fazer a reposição de insulina diariamente. Porém, isso não garante o bem-estar e a qualidade de vida.

Para conviver com a Diabetes tipo 1, deve haver uma combinação entre a reposição de insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, que ajudam a controlar o nível de glicose no sangue, além de muita positividade para que o psicológico do portador tenha mais facilidade em lidar com a doença.

Quem tem Diabetes tipo 1 tem propensão a desenvolver ansiedade, devido à preocupação constante com controle do peso, aplicação da insulina e controle da hipoglicemia. Então, quando necessário, o acompanhamento psicológico com a criança/adolescente pode ajudá-la a entender que a doença não a impede de viver uma vida normal.

A alimentação de pessoas com Diabetes tipo 1, muito associada a dietas restritivas antigamente, mudou muito hoje em dia. Com acompanhamento de nutricionista, o diabético pode elaborar cardápios que sejam adequados à doença e, ainda assim, gostosos e variados.

Lembrando sempre da importância de medir a glicemia antes e após as refeições, para saber o nível de açúcar no sangue no momento e regular a quantidade e os tipos de alimentos ingeridos.

Por fim, se você é portador da Diabetes tipo 1, saiba que é possível praticar esportes, comer bem e viver uma vida tranquila. Basta fazer seus exames e seguir as indicações passadas por seu médico de confiança.

Assuntos relacionados