Notícias

Causas e sintomas das doenças autoimunes

O surgimento de doenças autoimunes geralmente ocorre bruscamente e causa pânico nos pacientes. Isso porque muitas pessoas desenvolvem essas doenças lentamente, sem a manifestação de sintomas e com isso, não percebem que algo está errado. Dessa forma, o caminho para um diagnóstico pode ser longo e frustrante.

Causas

Pesquisas revelaram que as doenças autoimunes aumentaram nos últimos 40 anos e afetam cerca de 15% a 20% da população mundial. As causas que levam a essa condição ainda não são específicas.
O que sabemos é que elas estão relacionadas com fatores ambientais (externos) e fatores intrínsecos do nosso organismo, como alterações nos níveis hormonais, baixo controle imuno- regulatório e predisposição genética.
Ou seja, fatores do nosso próprio organismo somados aos fatores ambientais aos quais estamos expostos cotidianamente, podem desencadear um ambiente propício para o surgimento de alguma doença autoimune.

Sintomas

Alguns dos sintomas de doenças autoimunes mais comuns são dores de cabeça, ansiedade, confusão mental, déficit de atenção, erupções cutâneas, vermelhidão na pele facial e pele vermelha descamando, acne, eczema, psoríase, dermatite, alergias, asma, boca seca, resfriados frequentes, fadiga ou hiperatividade, ganho ou perda de peso, sensação geral de mal-estar, dor muscular e fraqueza.

Principais doenças autoimunes

Atualmente são reconhecidos pela medicina vários tipos de doenças autoimunes, sendo que cada um possui sintomas e tratamentos diferenciados e específicos.
Dentre algumas das principais doenças estão:

  • Lúpus: afeta a pele, rins, cérebro, articulações, como demais órgãos.
  • Esclerose múltipla: afeta o cérebro e a medula espinhal (sistema nervoso central).
  • Psoríase: afeta a pele, causando lesões avermelhadas e descamativas. Pode agredir o
    coro cabeludo, cotovelos, joelhos, pés, mãos e unhas.
  • Vitiligo: causa a perda gradativa da pigmentação da pele, causando manchas em todo
    o corpo.
  • Diabetes do tipo 1: leva o organismo a não produzir a quantidade necessária de
    insulina e, com isso, o nível de glicose no sangue fica elevado.
  • Doença celíaca: leva à intolerância ao glúten, substância encontrada no trigo, cevada,
    centeio e seus derivados como massas, pães e pizzas.
  • Artrite reumatoide: afeta principalmente as articulações podendo levar à perda da
    função.

Prevenção

As consequências de uma doença autoimune podem ser fatais, afetando o cérebro, a pele, a boca, os pulmões, a tireoide, as articulações, os músculos e as funções do trato gastrointestinal.
Por isso, é importante adotar medidas para preveni-la. Uma das formas de prevenir o surgimento de doenças autoimunes é iniciar uma alimentação saudável, através de uma dieta balanceada. É importante remover alimentos e fatores que prejudicam o intestino, substituí-los por alimentos anti-inflamatórios, como peixes, brócolis e abacate.

Assuntos relacionados