Notícias

Alimentos que auxiliam na prevenção do câncer

Muitas pessoas acreditam que ter ou não câncer é questão de sorte. Mas não é bem assim. Uma pesquisa do British Journal of Cancer apontou que 45% dos casos de câncer em homens e 40% dos casos de câncer em mulheres poderiam ser evitados com a adoção de hábitos de vida saudáveis. Dentre esses hábitos, um que se destaca é a alimentação.

Uma dieta equilibrada previne não só o desenvolvimento de um câncer, mas de outras inúmeras enfermidades. Alguns alimentos, entretanto, apresentam destaque quando o assunto é combater a multiplicação de células doentes. Confira quais são eles:

Brócolis

Graças a diversos compostos, como o fitoquímico sulforafano, eles têm a capacidade de destruir células cancerígenas e deixar as demais intactas. Em uma pesquisa, homens com câncer de próstata que consumiram o vegetal apresentaram inibição de determinada enzima, que também é alvo de medicamentos para tratamento da doença. Resultados similares também puderam ser vistos em mulheres com câncer de mama, em estudo divulgado na reunião anual da American Association for Cancer Research.

Alho e cebola

O alho e a cebola pertencem a um mesmo gênero de alimentos, que são fontes de um fitoquímico envolvido na capacidade de excreção de compostos carcinogênicos. Em outras palavras, esses alimentos auxiliam na eliminação de toxinas que favorecem o desenvolvimento de doenças degenerativas, como o câncer.

Tomate

Muitas pessoas associam o tomate à prevenção do câncer de próstata. Não é à toa: o alimento é fonte de licopeno, carotenoide que confere alto grau de proteção contra a oxidação celular. É preferível comer o tomate após o aquecimento e acompanhado de uma gordura, como o azeite, para facilitar a absorção da substância pelo organismo. Molho de tomate, portanto, é a melhor escolha para obter o nutriente.

Uva

Fontes de polifenois, a casca e a semente da uva são outros bons aliados no combate aos efeitos dos radicais livres. Para prevenção do câncer, entretanto, não é recomendado obter o nutriente bebendo vinho, pois o álcool pode anular os efeitos anticancerígenos do alimento.

Assuntos relacionados