Notícias

Ressonância magnética da próstata, porque deve ser feita

A campanha Novembro Azul é no mês mundial de conscientização e reforço da importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata. Entre os homens, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum, atingindo mais de 68 mil homens. Isso significa que um a cada nove homens brasileiros terão o diagnóstico do câncer de próstata. O câncer mais comum é o de pele.

O diagnóstico da doença

O diagnóstico precoce dessa doença é um grande desafio para os médicos, pois através do exame mais comum, o de toque e a medição Prostate-Specific Antigens (PSA), não conseguem dar o diagnóstico claramente e apresentam vários falso-positivos.

Nestes casos, caso haja a possibilidade de o paciente ter um tumor agressivo, ele terá que ser submetido a uma biópsia. Durante esse procedimento, são coletadas pequenas partes da glândula para análise. O que gera erro de diagnóstico na biópsia é quando não se coleta para a análise a parte da próstata onde está o câncer.

Ressonância Magnética de Próstata é um grande avanço da medicina

Por isso, que hoje vamos falar sobre a Ressonância Magnética de Próstata. Um importante avanço para a medicina, esse procedimento é mais preciso e menos invasivo do que a biópsia.

Para descobrir a real eficiência, foram feitos testes com mais de 500 homens que passaram pelos testes comum de toque e de medição PSA. Os que tinham alguma suspeita de ter o câncer de próstata foram separados em dois grupos: a metade foi para a biópsia e a outra metade fez o procedimento de ressonância magnética de próstata.

O que os testes mostraram?

Os resultados trouxeram ótimas notícias para a medicina, 28% que se submeteram a ressonância não apresentaram confirmação do câncer de próstata. Ou seja, eles teriam passado pela biópsia sem necessidade. Durante esse estudo, ficou comprovado que a ressonância magnética apresenta precisão de 93% da captação de cânceres agressivos. A medicina trabalhava apenas com 48%, quando utilizava apenas a biópsia.

Quando a imagem da ressonância indica algum ponto grave, o paciente é submetido a uma biópsia guiada pelas imagens, que é menos agressiva, pois já sabe exatamente onde está a parte a ser analisada.

A ressonância trouxe mais precisão e menos diagnósticos errados, como os tumores que não apresentavam perigo para a saúde do homem, por exemplo. Essa é uma grande esperança para mudarmos a realidade desta doença. O diagnóstico precoce e preciso tem extrema importância para que a doença seja tratada logo no início, principalmente em casos de cânceres mais agressivos.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, um a cada 41 homens morrerão de câncer de próstata. Com esse avanço no diagnóstico, estima-se que esse índice melhore e consiga salvar mais vidas.

E você? Como anda cuidando da sua saúde? Lembre-se que a sua saúde deve vir sempre em primeiro lugar e a prevenção é a melhor forma de se manter saudável.

Quer agendar algum exame ou diagnóstico por imagem? Nós podemos te ajudar. Entre em contato com a nossa clínica. Estamos sempre preocupados em atualizar nosso blog com conteúdos na área da saúde, é um prazer ter você como nosso leitor!

Assuntos relacionados