Notícias

Ressonância e tomografia: qual a diferença?

Ressonância ou tomografia?

Esses procedimentos que parecem iguais têm muitas diferenças entre si!

Vamos entender melhor: A ressonância magnética é um procedimento que não utiliza raio x (radiação). Para gerar as imagens nítidas, são usados campos magnéticos e ondas de rádio. Imagens são transportadas para o computador, como se fosse uma fotografia tridimensional do corpo visto por dentro.
Já na tomografia, o raio x é utilizado para melhor captação de imagem. Esse exame permite a reconstrução tridimensional do corpo, mostrando ossos, tecidos, gases e líquidos de formas diferentes.

Indicações:
A ressonância é indicada para obtenção de imagens do cérebro, coluna vertebral, vasos sanguíneos e coração, ligamentos, articulações, esclerose múltipla, tumores no cérebro, infecções no sistema nervoso central, tendinite, derrame articular, hérnia de disco, entre outros.
A tomografia é recomendada em casos de acidentes cerebrovasculares, hemorragias intracranianas, doença nas artérias coronárias, tumores, fraturas em diversas partes do corpo, pneumonia, pedras nos rins, apendicite, diagnostico de sinusite, entre outros.

Contra Indicação:
A maioria das pessoas pode realizar ambos os exames sem grandes riscos. Porém, há casos onde eles não são indicados.
Ressonância: não recomendada para portadores de marca-passo, desfibrilador cardíaco implantável, implante coclear e gestantes no primeiro trimestre.
Tomografia: não recomendada para gestantes e pacientes alérgicos a iodo (contraste endovenoso)

Tempo de exame:
Ressonância: geralmente leva entre 20-25 minutos
Tomografia: geralmente leva entre 10-15 min

Vale lembrar que em todos os casos é necessária a opinião de um profissional da área para decidir qual o método indicado! Seja qual for o caso, no Instituto de Radiologia você realiza tomografia, ressonância e diversos outros exames com segurança, comodidade e a garantia de atendimento sério e profissional.

Assuntos relacionados