
Os exames contrastados são realizados com a radiografia digital, associado a preparados de alta densidade, para ingestão oral ou injeção endovenosa.
As principais estruturas analisadas são as vias urinárias, vias lacrimais, ductos e glândulas salivares, cavidade e tubas uterinas, vias biliares, fístulas cutâneas, esôfago, estômago e duodeno, intestino delgado e grosso.
Existem dois tipos de contraste em radiologia:
O contraste baritado é usado em exames do trato gastrointestinal, como enema opaco, seriografia, trânsito intestinal, sendo um contraste totalmente seguro, sem riscos ao paciente. E os exames com contraste iodado, utilizado para injeção endovenosa em urografia excretora, uretrocistografia e histerosalpingografia.
Pacientes com antecedentes de reação alérgica ao uso de contraste, incluindo crises de falta de ar, coceira na garganta e pelo corpo, devem informar no agendamento de exames.
Não existem contraindicações formais à realização de exames de radiologia, devendo ser evitados em pacientes grávidas ou com suspeita de gravidez. Logo, qualquer paciente do sexo feminino em idade fértil e com suspeita de gravidez ou atraso menstrual deve informar ao técnico de exame.
É importante trazer exames anteriores da região examinada para comparação.