Notícias

Sem glúten?

Excluir o glúten da dieta vem sendo uma escolha para muitas pessoas. Seja por intolerância alimentar, doença celíaca, pelo objetivo de perder peso ou para buscar uma alimentação mais saudável, muita gente tem investido em um cardápio sem esse nutriente.

Mas o que é glúten?

O glúten é uma proteína de tamanho grande, formada por duas proteínas menores chamadas gliadina e glutenina. Ele está presente, principalmente, em cereais como trigo, cevada e centeio, incluindo todos os produtos feitos com eles.

Pesquisas e estudos recentes mostram que o glúten é difícil de ser digerido e pode estimular a produção de gordura. Alimentos como pães, massas e bolos podem dar uma falsa sensação de saciedade e ainda privar o organismo de absorver outros nutrientes.

Relação do glúten com a doença celíaca

Ao entrar em contato com o intestino do celíaco, o glúten provoca inflamação e degradação das células intestinais, causando complicações como diarreias e má absorção de nutrientes.

Em crianças, essa má absorção de nutrientes quando a doença não é identificada e tratada adequadamente, pode levar ao baixo peso e à redução da altura que a criança poderia atingir.

Mas antes de ficar sem glúten, é essencial buscar mais informações e o acompanhamento de um profissional, já que a ausência de muitos nutrientes presentes em alimentos que o contém, se não repostos, podem prejudicar a saúde.

Todas as necessidades do organismo podem ser alcançadas com as substituições adequadas. Vegetais folhosos, frutas e cereais integrais que não possuem glúten, como arroz e quinoa, devem estar presentes em dobro na alimentação sem glúten.

Assuntos relacionados