Notícias

Saiba mais sobre a Angiotomografia

A tecnologia trabalha em conjunto com a medicina para trazer os melhores cuidados possíveis para a população. Um exemplo é a angiotomografia computadorizada. Este processo fundamental agora é ainda mais rápido e eficiente.

O que é a angiotomografia?

Primeiramente, é preciso entender o conceito geral.

Angiotomografia é um exame de diagnóstico, que permite visualizar o sistema circulatório do paciente. O objetivo é analisar e detectar a presença de possíveis placas de gordura ou de cálcio no organismo. Este processo é extremamente útil, e mais utilizado no caso de doenças cardíacas e cerebrais, mas também podendo ser aplicado para avaliar vasos sanguíneos de partes do corpo específicas.

O principal objetivo do exame é avaliar quão comprometidos estão os vasos sanguíneos próximos ao coração, de modo a detectar previamente doenças cardíacas. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, no período entre 2004 e 2014, foram 3,5 milhões de mortes por problemas no coração.

Por isso, este exame é tão importante.

A evolução tecnológica deste processo

Felizmente, a angiotomografia computadorizada surgiu para tornar esse exame ainda mais simples e eficiente.

No processo anterior, eram usados raios-X após a ingestão de um contraste, para detectar os pontos problemáticos. Esse método era bem complexo, pois gerava uma imagem bem limitada e ainda era difícil de executar, sendo necessário disparar os raios no momento perfeito.

Porém, a tecnologia revolucionou esse processo. A angiografia por subtração digital permitiu visualizar o caminho das artérias mais facilmente, subtraindo os ossos, através do uso de um cateterismo à distância. A flexibilidade do processo ficou ainda maior, permitindo diferentes ângulos de visualização.

Em paralelo a isso, a tomografia também trazia evolução e mais facilidade para os profissionais. Esse modelo de exame permite diversos “cortes”, podendo visualizar as áreas do corpo de forma adequada para a necessidade. Agora, é possível até mesmo usar recursos 3D para visualizar a área específica.

Com a união desses dois modelos, chegamos a angiotomografia computadorizada.

Como funciona angiotomografia computadorizada?

Apesar de ainda ser necessário usar o contraste, a combinação de ambos os modelos torna o processo muito mais rápido, seguro e eficiente. Tanto o paciente como o médico recebem menos doses de radiação, já que o uso do raio-X foi muito diminuído.

Este processo é bem mais simples e rápido, podendo levar apenas 10 minutos. Para isso, o paciente recebe a dose do contraste e entra na máquina de tomografia, em que o médico pode observar, em tempo real, o estado dos vasos sanguíneos na área específica, de modo a avaliar se o fluxo de sangue está comprometido.

Com esses recursos, é possível observar com muita precisão o estado dos vasos, deixando bem claro se existe a presença de placas de gordura ou de calcário. Seu resultado é mais preciso do que praticamente todos os outros exames, sendo capaz de detectar até mesmo as menores obstruções.

São diversos exames que podem ser feitos pela angiotomografia computadorizada:

  • Abdômen;
  • Arterial cerebral;
  • Aorta abdominal;
  • Coronariana;
  • Venosa cerebral;
  • Aorta torácica;
Com a angiotomografia computadorizada, o processo de detecção de problemas cardíacos ou respiratórios é muito mais eficiente, rápido e seguro! Precisa fazer um exame? Então, entre em contato conosco! Se quiser conhecer mais sobre o assunto, continue lendo os outros artigos do blog.

Assuntos relacionados