Notícias

Quais os sinais e sintomas do câncer de mama.

O câncer de mama é um problema de saúde pública que afeta, anualmente, cerca de 2 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se, aproximadamente, 59 mil novos casos a cada ano. Os dados são ainda mais preocupantes, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), pois esse tipo de câncer vitimou mais de 627 mil pessoas no mundo.

Diante desse preocupante quadro, é importante que as pessoas se informem mais a respeito desse problema de saúde e assim, previnam-se. Aqui, você saberá o que é, quais são os seus principais sintomas e com qual idade deve-se realizar a mamografia. Acompanhe!

O que é câncer de mama?

O INCA define o câncer de mama como uma doença causada pela multiplicação desenfreada de células de mama. Esse processo faz gerar células anormais, as quais se multiplicam e formam um tumor, que pode ser maligno ou benigno.

Vale ressaltar que esse problema de saúde é mais comum entre as mulheres, mas isso não significa que não possa afetar homens. Ainda de acordo com o órgão, em 2018, o câncer de mama vitimou no Brasil, 15.403 mulheres e 187 homens. Esses dados desmistificam a ideia de que essa patologia é coisa de mulher, alertando aos homens no que diz respeito à prevenção.

Quais são os principais sintomas do câncer de mama?

O câncer de mama, em sua fase inicial, pode apresentar os seguintes sintomas:

• Um caroço na mama. Ele geralmente é fixo e indolor. É um sintoma que está presente em 90% dos casos;

• A pele da mama fica retraída e avermelhada, como se fosse uma casca de laranja;

• Há alterações no bico da mama ou peito;

• Tem-se a presença de nódulos em regiões como pescoço e axilas;

• Evasão anormal de líquidos pelos mamilos.

O ideal, em todo caso, é procurar um médico especialista para que ele investigue os sintomas e avalie a sua situação no caso concreto.

Com qual idade se deve realizar a mamografia?

As principais sociedades médicas no Brasil, a exemplo da Femama, recomendam a realização anual da mamografia a partir dos 40 anos de idade, mas isso no caso das mulheres que são assintomáticas.

No Sistema Único de Saúde (SUS), a orientação é que a mamografia seja realizada em mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Isso a cada dois anos.

Como reduzir os riscos de câncer de mama?

Ter um estilo de vida saudável é uma das principais recomendações para se combater o surgimento do câncer de mama. Portanto, busque realizar atividades físicas de forma regular, como caminhar, treinar em academias ou nadar. Alimente-se de maneira saudável, evitando comer coisas gordurosas, por exemplo, evite hábitos que podem prejudicar a sua saúde, como ingerir bebidas alcoólicas e fumar ou, ainda, utilizar hormônios sintéticos em alta dose.

Para ter acesso a outros textos como este, não deixe de acessar nosso blog! A nossa missão é levar até você conteúdo de qualidade, relevante e que pode fazer com que tenha uma melhor qualidade de vida.

Assuntos relacionados