Notícias

dezembro31 2018

Praia, sol e saúde: cuidados durante o verão

Muitas pessoas aproveitam o fim de ano para viajar com a família ou amigos para a praia. É uma oportunidade ideal para aquele descanso merecido. Porém, alguns cuidados devem ser tomados, especialmente nessa época do ano.

Pegar aquele bronzeado pode ser muito perigoso sem filtro solar. Ele nunca deve ser esquecido, pois o risco de câncer de pele é alto, afinal, nossa pele fica muito mais exposta durante o verão.

As regras básicas são aplicar protetor, de fator no mínimo 30, a cada duas horas. Se for entrar na água ou suar, ele deve ser reaplicado. Durante o horário de verão, o melhor é evitar exposição solar direta entre as 10h e 16h. No horário normal, evite entre as 9h e 15h.

Cuidado também com frutas cítricas, como limão ou laranja, elas possuem substâncias ácidas que podem causar queimaduras de 1º grau e manchas na pele se expostas ao sol. Se entrar em contato com essas frutas, lave as mãos com água e sabão.

Para quem tem o hábito de levar lanchinhos para a beira da praia, evite ingredientes como maionese, ovo e carne. Os frutos do mar e laticínios também oferecem riscos, por serem perecíveis. O risco de intoxicação alimentar é alto.

A opção mais segura são os alimentos secos, como frutas maduras, castanhas, frutas secas ou alimentos industrializados e lacrados.

Por fim, é muito importante se lembrar de beber água. Quando você se expõe ao sol, a temperatura corporal sobe, perdemos líquidos com o suor e, se você não bebe água, o organismo fica desequilibrado. Sede, dor de cabeça, tontura, fraqueza e risco de desmaio são alguns dos efeitos da desidratação.

Em qualquer situação, lembre-se de procurar um especialista para diagnosticar e tratar sua condição.

Boa viagem e aproveite as férias com saúde!

Assuntos relacionados