Notícias

Perigos da automedicação

Quem nunca tomou um remédio sem prescrição após uma dor de cabeça ou febre? A medicação por conta própria é um dos exemplos de uso indevido de remédios, considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo.
O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento da doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. Se o remédio for antibiótico, a atenção deve ser sempre redobrada. O uso abusivo desses produtos pode facilitar o aumento da resistência de micro-organismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos.

Combinação inadequada

Outra preocupação em relação a medicação por conta própria refere-se à combinação inadequada. Nesse caso, o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro.
O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, consequências como reações alérgicas, dependência e até a morte.

Consequências

O uso de medicamentos sem prescrição médica pode causar diversos problemas, sendo um deles a intoxicação. De acordo com a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os medicamentos que mais causam intoxicação são os analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios.
A falta de conhecimento a respeito de um medicamento pode também levar ao uso de substâncias que causam alergia.

Falsa melhora

O uso de medicamentos por conta própria também pode causar uma falsa melhora nos sintomas. Apesar de aliviar os problemas imediatos, o medicamento pode apenas mascarar a doença, causando um agravamento do caso e dificultando um diagnóstico por parte dos profissionais da área.

Medicamentos à mão

É muito comum as pessoas armazenarem em suas casas vários medicamentos, como se fosse uma pequena farmácia. O risco desta ação está no fato de uma ingestão acidental dos medicamentos por crianças, além do armazenamento incorreto diminuir a eficiência do produto.
O armazenamento inadequado, como a exposição a temperaturas altas ou à umidade, pode fazer com que o medicamento perca completamente sua eficácia ou cause outros efeitos em razão da alteração de suas propriedades. Além disso, muitas pessoas guardam remédios por um período de tempo superior ao prazo de validade e acabam fazendo uso de produtos vencidos.

Assuntos relacionados