Notícias

Outubro Rosa: precisamos falar sobre o câncer de mama!

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos, alguns com desenvolvimento rápido e outros mais lentos.
Não se sabe exatamente o que causa a doença, mas há alguns fatores de risco associados à ela, como: tabagismo, hábitos alimentares, sedentarismo, obesidade, idade, fatores genéticos, histórico familiar.
Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores as chances de o tratamento ser bem-sucedido. Por isso a importância de realizar exames diagnósticos de rotina: através deles é possível encontrar o câncer antes mesmo de causar sintomas.

Sintomas
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de caroço no seio. Porém, os sinais de câncer de mama também incluem:
– Inchaço em parte do seio;
– Irritação da pele ou aparecimento de irregularidades na pele, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja;
– Dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro);
– Vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama;
– Saída de secreção (que não leite) pelo mamilo;
– Surgimento de caroço nas axilas.

Prevenção:
As principais formas de prevenção do câncer de mama estão relacionadas à mudança no hábito de vida como:
– controle do peso (evitar a obesidade);
– prática de atividade física;
– evitar ingestão de bebidas alcoólicas;

Autoexame e mamografia preventiva
A mamografia é o exame mais importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama, e deve ser realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos. Além dela, o autoexame (feito mensalmente) também ajuda na detecção de anormalidades na mama, possibilitando um diagnóstico em fase inicial.

Assuntos relacionados