Notícias

Novembro Azul: um alerta para melhorar a qualidade de vida do homem.

No mês de novembro, pessoas famosas ou desconhecidas, instituições públicas e privadas, programas de televisão e muitos outros demonstram seu apoio à campanha de Novembro Azul. Mas você sabe o que ela representa, de onde surgiu e qual é a sua real importância?

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata provoca até 28,6% das mortes dentre os homens.

Sua incidência é principalmente em homens mais velhos, com idade superior a 65 anos. Por isso, recomenda-se que a prevenção seja feita a partir dos 45 anos,  em casos de risco, como quando há histórico familiar e 50 anos sem esses fatores.

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre homens e costuma se desenvolve lentamente. Sendo assim, muitas vezes o paciente com mais de 80 anos morre e nem chega a descobrir a doença.

O que é a próstata?

Localizada entre a bexiga e a pelve do homem, a próstata é uma pequena glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. Sua função é produzir parte do líquido que forma o esperma, protegendo e alimentando os espermatozoides.

Principais sintomas

Na fase inicial, o câncer de próstata é assintomático, ou seja, não apresenta sintomas. Quando eles começam a aparecer, significa que o tumor já está em fase avançada. Dentre os principais sintomas, estão:

Dor óssea

Dor ao urinar

Vontade de urinar com frequência

Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Ou seja, se você se identifica com algum destes sintomas, deve procurar um especialista.

Vale lembrar que nem sempre o crescimento da próstata é sinal de câncer, como a maior parte das pessoas costuma pensar.

A importância do Novembro Azul

A principal forma de garantir a saúde masculina e prevenir esta doença tão comum é o exame preventivo, que deve ser realizado anualmente, como rotina. Porém, o exame físico, que tem como objetivo detectar alterações na próstata, ainda gera muita polêmica. No entanto, é um exame extremamente rápido, que dura em torno de 10 segundos e pode indicar seu estado de saúde.

A campanha de Novembro Azul surgiu com o intuito de encorajar a população masculina a derrubar os preconceitos que ainda envolvem o tema e – principalmente –

conscientizar sobre a importância do exame para a prevenção e o diagnóstico.

O diagnóstico

Como já foi dito, o câncer de próstata é assintomático no início. Sendo assim, o exame preventivo se torna ainda mais importante. Para fazer o diagnóstico, são utilizados métodos clínicos e laboratoriais de rotina: dosagem do antígeno prostático específico (PSA), por meio de um exame de sangue e toque retal, um procedimento indolor e rápido, por meio do qual se verifica a presença de anormalidades na próstata, como nódulos ou áreas endurecidas.

Além disso, para ter uma avaliação mais precisa, também há a ultrassonografia da próstata, que pode ser via abdominal e transretal. É um método eficiente que visa detectar possíveis tumores que estejam em áreas da próstata não alcançadas em outros métodos de diagnósticos.

A Ressonância Magnética Multiparamétrica da Próstata é um dos métodos mais modernos de diagnóstico. Sua eficiência se dá pela qualidade superior de imagem, que combina as técnicas de imagens anatômicas com sequências volumétricas e análise funcional, com o uso das sequências de difusão e o estudo dinâmico com administração de contraste intravenoso. Tudo isso de maneira simples, indolor e inofensiva ao paciente.

Através da Ressonância Magnética Paramétrica da Próstata também é possível identificar se há ou não lesões suspeitas de câncer, detectar a agressividade e localização da lesão. O exame também auxilia a escolha das melhores opções de tratamento, orienta novas biópsias e monitora a resposta aos tratamentos.

Assuntos relacionados