Notícias

Conheça os sintomas, diagnóstico e tratamentos da hérnia de disco

A maioria da população adulta sofre ou já sofreu com dores nas costas. O grande problema é que essa dor muitas vezes não é diagnosticada e acaba sendo tratada com alternativas paliativas, por isso ela sempre volta.

Um das condição que mais provoca dores nas costas é a hérnia de disco lombar, que também causa alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. Ela é causada pela degeneração progressiva dos discos intervertebrais.

Os discos intervertebrais foram a coluna, quando um deles sai do eixo, comprime nervos da região, provocando dores, perda de sensibilidade ou sensação de formigamento. Os sintomas podem começar subitamente e durar pouco tempo ou se manifestarem em longas crises que parecem não acabar nunca. Se não tratada, a hérnia chega a lesionar os nervos atingidos.

Diagnóstico

A princípio, o médico realiza testes físicos para descobrir os focos de dor. Além disso, pode avaliar os reflexos e a sensibilidade nas regiões acometidas.

Em casos específicos, é solicitada a realização de ressonância magnética e outros exames de imagem, para apontar a raiz do problema.

Tratamento

Em muitos casos, é possível aliviar o incômodo com mudanças de postura e exercícios físicos, a partir de orientação profissional.

Para a dor, além dos medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, as sessões de fisioterapia são muito eficazes. Mas se o quadro não evoluir, a alternativa é recorrer para a intervenção cirúrgica. A cirurgia é simples: através de uma pequena incisão, a hérnia é retirada.

Como prevenir o desgaste

É possível evitar que o desgaste dos discos ocorra muito rapidamente, mantendo-os saudáveis por mais tempo. Algumas dicas como corrigir a postura, usar técnicas adequadas de levantamento de peso, fazer exercícios físicos, não fumar e controlar o peso, podem auxiliar no combate à doença.

Assuntos relacionados