Notícias

Benefícios da produção de vitamina D para o organismo

A vitamina D é muito importante para o corpo humano. Suas funções mais conhecidas estão relacionadas à manutenção da saúde dos ossos, além de ser responsável pelo fortalecimento dos músculos, dos sistemas imunológico e cardiovascular e auxiliar no metabolismo.

Esta substância é classicamente denominada de vitamina do sol. A exposição solar leva a pele a iniciar uma séria de reações bioquímicas que culminam na produção natural da vitamina D ativa (calcitriol). No entanto, usar produtos químicos na pele, como hidratante, protetor solar ou até bronzeador, impedem que essas reações aconteçam.

O ideal seria que uma pessoa expusesse a pele limpa entre quinze e trinta minutos por dia e não tomasse banho por até trinta minutos depois dessa exposição, para que ocorra a conversão na pele a níveis mínimos aceitáveis no sangue.

Melhor horário para se expor ao sol

O horário mais adequado para tomar sol é até às 10h e depois das 16h. Bebês, crianças e idosos também precisam tomar banho de sol diariamente para prevenir deficiências em vitamina D. Os idosos, em especial, precisam de pelo menos 20 minutos ao sol para produzir quantidades adequadas dessa vitamina.

Consequências da deficiência de vitamina D

A falta da vitamina D pode causar várias deficiências, como enfraquecimento ósseo, osteoporose em adultos e idosos, osteomalácia em crianças, dor e fraqueza muscular e diminuição de cálcio e fósforo no sangue.

Assuntos relacionados