Notícias

Benefícios da pitaya

Você provavelmente já viu essa fruta exótica em algum lugar. A pitaya é originária de regiões subtropicais na América do Sul e na Ásia, onde crescem em abundância em pequenas árvores, como o cacto.

Devido à suas características naturais, a pitaya entrou para o ranking das superfrutas, sendo considerada rica em diversos nutrientes e benefícios.

Fonte de carboidratos, cálcio, fósforo, ferro, potássio e vitaminas dos complexos A, B, C e E, a fruta ainda tem em sua composição os compostos ômega 3 e 6.

A pitaya fortalece o sistema imunológico e combate a ação dos radicais livres, justamente pela presença da vitamina C.

Sua ingestão também controla os níveis de colesterol na corrente sanguínea e aumenta a taxa de colesterol bom. As fibras presentes na fruta estabilizam os níveis de açúcar no sangue, ajudando no controle da diabetes.

Formação de pele e cartilagem

Outro fator positivo sobre a fruta é a possibilidade de reduzir os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares. Também induz a produção do colágeno pelo organismo, auxiliando na formação da pele, da cartilagem e dos vasos sanguíneos.

Ainda sobre o colágeno, a pitaya ajuda a retardar o envelhecimento natural das células, o que faz com que a aparência jovem seja mantida por mais tempo.

Previne o câncer

Devido à presença de uma substância chamada de fito-albumina em sua composição, a pitaya previne o aparecimento de alguns tipos de câncer. Além do mais, a grande quantidade de vitaminas também afasta a incidência de anemia.

Bom funcionamento intestinal

Por possui um alto teor de fibras, a pitaya induz o bom funcionamento do intestino. Isso faz com que doenças como constipação, síndrome do intestino irritável e doenças ainda mais graves, como o câncer colorretal sejam prevenidas.

Ingerir pitaya também é benéfico para quem está fazendo dieta. Com baixo valor calórico, suas fibras contribuem para um aumento da saciedade e um auxílio no funcionamento intestinal.

Metabolismo

O organismo precisa de proteínas para funcionar de forma adequada e essas substâncias são tão importantes que influenciam desde os dentes até os órgãos vitais. A fonte de proteína mais consumida pelo homem é de origem animal, mas as proteínas vegetais são tão ou mais importantes para manter uma boa saúde.

A pitaya é uma boa fonte vegetal de proteína e pode auxiliar em diversas áreas do nosso corpo. O metabolismo pode ser acelerado através do alto consumo de proteínas, ajudando na perda de peso e até no ganho de massa muscular.

Propriedades antibacterianas e antifúngicas

Outros benefícios da pitaya para o sistema imunológico são suas propriedades antibacterianas e antifúngicas. Isso pode ajudar no aumento da produção de glóbulos brancos, que são responsáveis por defender o corpo de toxinas.

Além disso, os glóbulos brancos podem impedir a entrada ou a proliferação de bactérias ou fungos que causam infecções no organismo. Isso acaba estimulando a regeneração das células, deixando o processo de cicatrização mais rápido.

Assuntos relacionados