Tomografia Computadorizada

A Tomografia Computadorizada foi um método que revolucionou a radiologia na década de 70. Utiliza um aparelho de Raios X que gira ao redor do paciente, realizando imagens radiológicas em cortes que são reconstruídas por um super computador. Foi um dos primeiros métodos a permitir aquisições de imagens do interior do corpo humano.

No final dos anos noventa, uma nova classe de aparelhos de tomografia vem revolucionando o método, a chamada Tomografia Multislice. Com ela, os exames são mais rápidos e mais precisos, permitindo reconstruções que melhoram a capacidade diagnóstica. Permitem ainda exames de alta definição de vasos (angiografias), usadas para diagnóstico e programação cirúrgicas de aneurismas e malformações vasculares. Podem ser feitos exames especiais, como a colonoscopia virtual e estudo do Coração e Coronárias.

O exame é realizado com o paciente deitado, numa maca especial, que se movimenta por dentro do aparelho. É importante que o paciente se acomode bem, fique relaxado e imóvel, seguindo com atenção as orientações do técnico. Em alguns dos exames de TC é utilizado o contraste iodado endovenoso. Este contraste é extremamente seguro, mas apresenta um risco muito baixo de reações alérgicas quando usado por via endovenosa.

Pacientes com antecedentes de reação alérgica prévia ao uso de contraste, incluindo crises de falta de ar, coceira na garganta e pelo corpo, devem informar no agendamento de exames.

Não existem contra-indicações formais à realização de exames de tomografia computadorizada, devendo ser evitados em pacientes grávidas ou com suspeita de gravidez.

Quaisquer dúvidas em relação aos exames, preparos e uso de contraste podem ser esclarecidas pelo telefone (18) 3918 – 4777.

Nos contamos atualmente com dois equipamentos de Tomografia Computadorizada Multislice (Aquilion Prime 160 slices) nas unidades Democrata e Radiset – Santa Casa, habilitados a realizar qualquer exame, incluindo angiografias, exames do Coração e Coronárias, e Colonoscopia Virtual.