Ressonância Magnética

A Ressonância Magnética é um método de imagem recente e revolucionário, desenvolvido nas décadas de 60 e 70. O método se tornou mais popular nos anos 90 e vem se aprimorando, tornando-se mais rápido e mais eficiente, com imagens de alta definição do corpo humano.

O exame é realizado em um magneto, um tubo no qual o paciente entrará, deitado em uma maca. Um técnico posicionará corretamente o paciente, colocando um dispositivo chamado “bobina” ao redor de uma parte do corpo, como a cabeça, o joelho ou outra área a ser examinada. O técnico ficará fora da sala, no comando do aparelho, mas em contato constante com o paciente por um sistema de comunicação. Quanto mais calmo e imóvel o paciente ficar, melhor será a qualidade do exame. Se sentir qualquer desconforto, existe uma campainha para entrar em contato com o técnico, ou apenas fale, que ele estará ouvindo.

A maioria dos exames de Ressonância tem duração de 20 minutos, mas exames mais complexos podem durar mais. Pode ser necessário o uso de um contraste injetado na veia em alguns exames de ressonância. Esse contraste é extremamente seguro, com raros casos relatados de reações alérgicas leves. Sempre que o contraste for utilizado, um médico estará acompanhando o exame.

A ressonância magnética é um método que não utiliza radiação ionizante, portanto, não oferece riscos à saúde dos pacientes. Por trabalhar com um alto campo magnético (1.5 Tesla), existem algumas restrições importantes que você precisa conhecer. Não podem entrar na sala da ressonância magnética pacientes que possuam marcapasso cardíaco. Você deve informar sempre que possuir qualquer material metálico como pinos, placas, parafusos ou “stents” coronarianos, sendo que a maioria desses é seguro para realização do exame. Para entrar na sala do aparelho você deve retirar todo material metálico do corpo, como brincos, colares, cintos e outros, bem como guardar seus pertences, como relógio e cartões magnéticos. Eles podem interferir com a qualidade da imagem, bem como serem degradados ao entrarem em contato com o alto campo do aparelho.

O Instituto de Radiologia de Presidente Prudente disponibiliza vestiários e armários individuais, onde seus pertences ficam trancados em segurança enquanto seu exame é realizado. Quaisquer dúvidas em relação aos exames, preparos e uso de contraste podem ser esclarecidas pelo telefone (18) 3918 – 4777.

Nos contamos atualmente com dois equipamentos de Ressonância Magnética de Alto Campo de 1.5 Tesla. Os dois equipamentos estão habilitados a realizar quaisquer exames, incluindo angiografias, exames do coração, artroressonâncias, espectroscopias e estudo das mamas.

Mamas, Estudo de Próteses e Lesões Mamárias, Pesquisa de Recidiva Tumoral.

A Ressonância Magnética é uma modalidade de exame que utiliza um campo magnético e ondas de rádio para obtenção de imagens dos diversos tecidos e órgãos do corpo, tendo também capacidade para realizar algumas análises metabólicas. Suas grandes vantagens estão na alta definição e contraste das imagens, além de ser um exame que não submete o paciente à radiação.

Contando com dois aparelhos de 1,5 Tesla e bobinas específicas e dedicadas.

Faça um Pré Agendamento

Faça aqui seu agendamento online para qualquer exame no Instituto de Radiologia de Presidente Prudente (IRPP).

Preencha o formulário abaixo para fazer o pré-agendamento e, após o envio, aguarde o nosso contato para confirmação.


Primeiro Exame? SimNão