Radiologia Geral

A descoberta do Raio-X no final do século XIX revolucionou a medicina quando, no início do século XX, a radiografia iniciou a história dos exames de imagem, sendo o primeiro método capaz de “enxergar” através das estruturas do corpo.

Com mais de um século de existência, a radiografia se consolidou como método para a pesquisa de uma infinidade de doenças, tendo seus princípios aplicados, inclusive, a outros importantes exames como a Mamografia e a Tomografia Computadorizada.

Além disso, ganhou substancial melhora em definição e detalhamento durante sua evolução, sobretudo quando passou a contar com receptores digitais para formação de imagem no final dos anos 1990, quando também evoluiu em rapidez e portabilidade, dispensando o moroso processo de revelação de filmes, tendo imagens disponíveis praticamente ao final do exame.

Atualmente com a radiografia digital, a dose de radiação ao paciente é reduzida, e as imagens são manipuladas em estações de trabalho computadorizadas.

Não existem contraindicações formais à realização de exames de radiologia, devendo ser evitados somente em pacientes grávidas ou com suspeita de gravidez.

Acompanhantes em sala de exames devem ser restringidos ao mínimo necessário e devem usar equipamento de proteção radiológica.

O Instituto de Radiologia de Presidente Prudente (IRPP) destaca-se na realização dos exames de Radiografia Digital, contando com modernos equipamentos de digitalização de imagens e vários aparelhos de Raio-X, incluindo aparelho telecomandado com radioscopia.

Isso garante grande agilidade no atendimento, realização e emissão de laudos, incluindo praticamente todos os tipos de exames radiográficos simples, fazendo do Instituto de Radiologia um dos poucos centros em Prudente e região a realizar a grande maioria dos exames.

Faça um Pré Agendamento

Faça aqui seu agendamento online para qualquer exame no Instituto de Radiologia de Presidente Prudente (IRPP).

Preencha o formulário abaixo para fazer o pré-agendamento e, após o envio, aguarde o nosso contato para confirmação.


Primeiro Exame? SimNão