Radiologia Contrastada

Os exames contrastados são realizados com a radiografia digital, associado a preparados de alta densidade, para ingestão oral ou injeção endovenosa.

As principais estruturas analisadas são as vias urinárias, vias lacrimais, ductos e glândulas salivares, cavidade e tubas uterinas, vias biliares, fístulas cutâneas, esôfago, estômago e duodeno, intestino delgado e grosso.

Existem dois tipos de contraste em radiologia:

O contraste baritado é usado em exames do trato gastrointestinal, como enema opaco, seriografia, trânsito intestinal, sendo um contraste totalmente seguro, sem riscos ao paciente. E os exames com contraste iodado, utilizado para injeção endovenosa em urografia excretora, uretrocistografia e histerosalpingografia.

Pacientes com antecedentes de reação alérgica ao uso de contraste, incluindo crises de falta de ar, coceira na garganta e pelo corpo, devem informar no agendamento de exames.

Não existem contraindicações formais à realização de exames de radiologia, devendo ser evitados em pacientes grávidas ou com suspeita de gravidez. Logo, qualquer paciente do sexo feminino em idade fértil e com suspeita de gravidez ou atraso menstrual deve informar ao técnico de exame.

É importante trazer exames anteriores da região examinada para comparação.

Faça um Pré Agendamento

Faça aqui seu agendamento online para qualquer exame no Instituto de Radiologia de Presidente Prudente (IRPP).

Preencha o formulário abaixo para fazer o pré-agendamento e, após o envio, aguarde o nosso contato para confirmação.


Primeiro Exame? SimNão