Composição Corporal (DEXA)

O exame de composição corporal, conhecido com DEXA, é realizado pelo mesmo equipamento da densitometria óssea. O exame também é feito pela técnica por emissão de raios-x de dupla energia (DXA). Realiza a mensuração e quantificação tanto da massa óssea quanto do conteúdo corporal de gordura e massa magra, separado por regiões do corpo.

Pode ser realizada em crianças e adultos. É rápido e indolor.
Não é necessário jejum absoluto sendo orientado dieta leve no dia do exame e evitar ingerir muito líquido 2 horas antes.

Não utiliza contraste.
Está contraindicado em gestante ou suspeita de gravidez.

O IMC (índice de massa corpórea) é utilizado classicamente para avaliação do estado nutricional, diagnóstico e graduação de sobrepeso e obesidade. Mas o IMC não separa a gordura corporal e não há distinção por sexo.

Por exemplo, uma pessoa com muita massa muscular e pouca massa gorda pode ter um elevado IMC e, no entanto, não é obesa.

Avaliação da Massa Gorda

O exame fornece o percentual de gordura corporal em relação à massa total e diferentes regiões do corpo.
O principal índice calculado é o FMI (Fat Mass Index), que dividi a massa gorda total pela superfície corporal (gordura total / altura2), tendo uma classificação separada por sexo. Utiliza somente gordura corporal diferente do IMC.
Fornece relação da distribuição de gordura central (androide) / gordura periférica (ginoide), ou seja, se predomínio de gordura na região abdominal ou inferior ao redor dos quadris e coxas. Isso ajuda na avaliação de risco de doença cardiovascular e síndrome metabólica.
Estima a quantidade de tecido adiposo visceral (VAT) da região androide.

Avaliação da Massa Magra

Além do cálculo da massa magra total, são fornecidos dados, como o índice de massa magra apendicular (Baumgartner), que é a relação massa magra apendicular sobre a superfície corporal (MMSS + MMII kg / Altura m2).
Esse índice apresenta uma classificação separada por sexo, sendo utilizado para identificar baixa massa muscular.

Algumas indicações principais da avaliação da Composição Corporal:

  • Atletas em programa de treinamento físico;
  • Programas de condicionamento físico;
  • Lipodistrofias, terapia antirretroviral;
  • Quadros clínicos específicos: sarcopenia, insuficiência renal crônica, síndrome metabólica, corticoterapia prolongada;
  • Avaliação antes e após cirurgia bariátrica;
  • Transtornos alimentares.

 

O Instituto de Radiologia Presidente Prudente (IRPP) conta com aparelho de última geração da marca Hologic, sistema/modelo Horizon A.

Faça um Pré Agendamento

Faça aqui seu agendamento online para qualquer exame no Instituto de Radiologia de Presidente Prudente (IRPP).

Preencha o formulário abaixo para fazer o pré-agendamento e, após o envio, aguarde o nosso contato para confirmação.


Primeiro Exame? SimNão